Resumo

Objetivo:
Este estudo teve como objetivo descrever o perfil dos alunos dos cursos de graduação da Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFEUSP).

Métodos e resultados:
A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, descritiva e de campo (Vergara, 2006). A população foi constituída por 470 alunos dos Cursos de Graduação da EEFEUSP. Foi elaborado questionário com questões relativas ao perfil socioeconômico, áreas de interesse e qualidade do curso, validado por três experts (docentes da EEFEUSP). Os dados foram coletados no segundo semestre de 2011 e os dados preliminares (182 respostas - 38,72% da população) relativos às questões fechadas foram tratados através de estatística descritiva. Resultados: a maioria é do sexo masculino, tem entre 18 e 22 anos, não possui renda nem veículo próprio, utiliza transporte público para ir à faculdade e tem renda mensal familiar acima de R$ 2.501,00. Cerca de 70% dos alunos trabalharam ou trabalham, sendo que destes últimos 83% atuam na área. As áreas de interesse com mais de 25% de indicação foram: Gestão e Marketing, Preparação Física, Modalidades de alto rendimento e Treinamento Esportivo. Quanto a qualidade do curso (excelente ou boa) os porcentuais obtidos foram: em relação às aulas, 55%; à estrutura física, 88%. Quanto a satisfação com a grade curricular houve equilíbrio, com 51,11% não e 48,89% sim.

Conclusão:
Esses resultados preliminares demonstram que os alunos têm interesses diversificados, buscam experiências profissionais durante a formação e identificam a necessidade de melhora da grade curricular e das aulas.