Perfil Funcional, Antropométrico e Dermatoglífico de Indivíduos com Sindrome de Down

Por: Fábio André Castilha.

139 páginas. 2008

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve como objetivo traçar um perfil funcional (Freqüência Cardíaca em Repouso – FC, Pressão Arterial Sistólica – PAS, e Pressão Arterial Diastólica – PAD), antropométrico (Índice de Massa Corporal – IMC, Relação Cintura Quadril – RCQ, e Índice de Conicidade – IC), e dermatoglífico (Palmar e Distal) de indivíduos com Síndrome de Down (SD). De natureza descritiva-comparativa e transversal, a amostra foi composta por 61 indivíduos, 38 homens e 23 mulheres, com idades compreendidas entre 5 e 48 anos (homens – média 19,57; mulheres – média 20,43), todos com SD, matriculados na APAE de Niterói, RJ. Para identificação do perfil funcional, foram aferidas FC, PAS, e PAD; para o perfil antropométrico, utilizou-se a aferição da massa corporal total, estatura total, e perímetros de cintura e quadril. Já para identificação do perfil genotípico, utilizou- se a análise das impressões palmares e digitais pelo método dermatoglífico. Os resultados da análise de ambas as características funcionais gerais (FC, PAS e PAD) e antropométricas (IMC, RCQ, e IC) do grupo estudado apontaram uma similaridade em relação à população em geral (FC: 82.6 ± 15.5; PAS: 108.7 ± 11.5; PAD: 73.1 ± 10.4; IMC: 24.18 ± 6.31; RCQ: 0.86 ± 0.11; IC: 1.17 ± 0.13), com médias apresentando-se dentro de limites considerados medianos para a população em geral. Também observou-se que estas variáveis apresentam uma relação direta com a dimensão tempo, assim como na população em geral. Os resultados das características dermatoglíficas apresentaram predominância de Presilhas Ulnares (Lu), uma quantidade baixa de linhas em ambas as mãos, e a presença de "mirroring". Com relação ao ângulo atd, foi observada uma angulação alta, acima de 570. A média geral da amostra também apresentou mais de um trirrádio t, estando este posicionado mais distalmente. A presença de prega simiesca e clinodactilia no dedo 5, não foram observadas na maioria dos indivíduos da amostra.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2509&listaDetalhes%5B%5D=2509&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.