Perfil Funcional de Idosos Ativos com Dor Lombar de Acordo com a Cif

Por: Aline Cristiane Binda, Andersom Ricardo Fréz, Angela Dubiela, Christiane Riedi Daniel, Gladson Ricardo Flor Bertolini e João Afonso Ruaro.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.22 - n.4 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) considera múltiplos aspectos da funcionalidade. Acredita-se que essa ferramenta pode auxiliar a classificar a funcionalidade de idosos com dor lombar (DL). Objetivos: Descrever a funcionalidade de idosos ativos com DL de acordo com a CIF. Métodos: Foi realizado um estudo transversal para estabelecer o perfil funcional de 40 idosos, utilizando a versão abreviada do core set da CIF para dor lombar. As categorias da CIF foram consideradas válidas quando ≥ 20% dos participantes apresentavam alguma deficiência. Resultado: Trinta e duas das 35 categorias da versão abreviada do core set da CIF para DL foram consideradas representativas da amostra. Conclusão: Os resultados da versão abreviada do core set da CIF para DL demonstraram que esse é um sistema de classificação representativo para descrever o perfil funcional da amostra

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1517-869220160004&lng=pt&nrm=iso

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.