Perfil Lipídico e Níveis Glicêmicos de Idosos Participantes de Um Programa de Exercício Físico no Munícipio de Cáceres- Mt

Por: Priscilla Ribeiro e Roberval Emerson Pizano.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo


O objetivo deste estudo foi caracterizar os níveis lipídicos e glicêmicos dos idosos iniciantes de um projeto de atividade física proposto pelo Programa de Saúde da Família no munícipio de Cáceres – MT. Foram avaliados 31 idosos com média de idade de 66,74 anos, que estavam iniciando as atividades no projeto. Foram coletadas amostras de sangue e analisados o Colesterol total (COT), Lipoproteína de alta densidade (HDL), Lipoproteína de baixa densidade (LDL), Triglicerídeos (TRI) e glicemia (GLI). Os resultados apontaram que da totalidade de participantes do projeto, 25% apresentaram valores insatisfatórios para colesterol total, 64,5% para HDL lipoproteína, 54,5% para LDL lipoproteína, 19% para TRI e 22% para GLI, indicando que a demanda de procura pelo projeto de atividade física em Cáceres está relacionada a indivíduos que apresentam perfil lipídico acima dos desejáveis e fatores de risco aumentados para dislipidemias.
 

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5536

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.