Perfil Morfológico de árbitro Profissional do Futebol dos Estados do Paraná e de Sergipe

Por: e M. R. Paes.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
O objetivo do presente estudo foi determinar e comparar o perfil antropométrico de árbitros profissionais de futebol da Federação Paranaense de Futebol (FPF) com os de árbitros da Federação Sergipana de Futebol (FSF).

Métodos e resultados:
Participaram do estudo 97 árbitros, sendo 53 árbitros do estado do Paraná e 44 árbitros do estado de Sergipe. As variáveis de massa corporal, estatura, idade, espessura de dobras cutâneas foram coletados com a finalidade de estimar a composição corporal dos árbitros. Os dados são apresentados mediante estatística descritiva, a comparação entre os grupos de FPF e FSF foi realizada por meio do teste “t” de student para amostras independentes, também utilizou-se a análise de variância ANOVA seguido do teste de TUKEY. Os árbitros da FPF apresentaram uma idade média de 31,9 ± 6,8 anos, massa corporal de 78,5 ± 8,6 kg, estatura 1,79 ± 0,06 m e um percentual de gordura médio de 17,3 ± 5,2 %. O grupo por árbitros da FSF apresentou idade média 33,4 ± 5,2 anos, massa corporal 77,9 ± 9,8 kg, estatura 1,76 ± 0,06 m e percentual de gordura corporal 16,4 ± 5,4 %. Somente foi constatada diferença estatisticamente significativa entre a estatura (p<0,05).

Conclusão:
O perfil morfológico dos árbitros profissionais da região sul e nordeste são similares

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.