Perfil Morfológico de Atletas Titulares e Reservas de Futsal Feminino

Por: Danilo Fernandes da Silva, Francisco Moacir Mezalira, Marcos Roberto Queiroga, Mayla Fernanda de Moura Carvalhaes, Sandra Aires Ferreira, Vinícius Müller Reis Weber e William Cordeiro de Souza.

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi comparar as características morfológicas de atletas de futsal feminino titulares e reservas de alto nível competitivo. Participaram 115 atletas, 60 titulares e 55 reservas pertencentes a 10 equipes que disputaram da XX Taça Brasil de Clubes, divisão especial. Medidas antropométricas foram obtidas com a finalidade de caracterizar e determinar o somatotipo corporal. As análises foram realizadas com auxílio de um pacote estatístico comercial (SPSS versão 18.0) adotando como nível de significância p<0,05. Os resultados revelaram que as atletas titulares são mais velhas (p=0,024), possuem maior tempo de prática (p=0,019), menor percentual de gordura (p=0,047) e diâmetro do fêmur (p=048) do que as reservas, porém apresentaram semelhante classificação somatotipológica (mesomorfo-endomorfo). Considerando que a composição corporal e a experiência esportiva são atributos associados ao desempenho, as diferenças observadas entre as atletas titulares e reservas podem contribuir para a tomada de decisão do treinador na formação da equipe titular em jogos de futsal feminino.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39992

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.