Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar o perfil motor de 224 escolarespraticantes de Educação Física, sendo 112 do sexo feminino e 112 do sexo ,masculino, com idade entre 7 e 8 anos, que representam 18% dos escolares ,matriculados regularmente na 1ª e 2ª séries do ensino fundamental das escolas ,públicas estaduais, zonas norte e sul da cidade de Macapá. O método utilizado foi o ,protocolo de testes constantes na Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) de Rosa ,Neto (2002), que avalia os seguintes elementos da motricidade: motricidade finamotricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização ,temporal e lateralidade. Diante dos dados referentes à idade motora geral (IMG) e à ,idade cronológica (IC), foi calculado o Quociente Motor Geral, que possibilita a ,classificação dos escolares testados em uma EDM que varia do muito superior até ,muito inferior, cujos resultados foram os seguintes: 78% normal médio, 9% normal ,alto, 9% normal baixo, 2% superior e 2 % inferior. Os resultados do teste-t para ,amostras dependentes confirmam a não rejeição da hipótese H0, o que possibilita ,inferir que, aos níveis de significância usuais, não há diferença estatisticamente ,significativa entre IMG e IC para todas as categorias de idade e sexo dos escolares. Esses resultados nos levam a inferir também que os escolares apresentam ,características semelhantes em todos os elementos da motricidade, porém quando ,são avaliados separadamente, percebe-se que alguns desses elementos foram ,realizados com certo grau de dificuldade. Conclui-se que a realização dessas tarefas ,podem ser facilitadas ou dificultadas, de acordo com as oportunidades de maiores ,vivências motoras adquiridas através da prática bem orientada, bem como do ,contexto onde estão inseridas.

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