Perfil Nutricional de Boxeadores Olímpicos e Avaliação do Impacto da Intervenção Nutricional no Ajuste de Peso Para as Categorias de Lutas

Por: Alessandra Paula de Oliveira Nunes Perón, Alex Wilson da Silva, Juan Francisco Garcia Alvarez, Luciana da Silva Garcia e Waldir Zampronha Filho.

O Mundo da Saúde - v.33 - n.3 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Os esportes de luta são geralmente divididos por categorias definidas por faixas de peso, e este passa a ser uma preocupação constante entre atletas, que muitas vezes manipulam suas composições corporais, utilizando-se de estratégias inseguras principalmente para reduzir o peso corporal. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da intervenção nutricional no ajuste de peso para cada categoria do Boxe Olímpico. A amostra foi composta por 10 atletas da Seleção Brasileira de Boxe no período de janeiro de 2007 a fevereiro de 2008. Foram investigadas as estratégias utilizadas para redução de peso corporal e o perfil antropométrico. Cada atleta recebeu um planejamento alimentar individualizado. 100% dos atletas responderam que utilizavam estratégias para alteração do peso. As principais eram: uso de roupas e adereços que aumentam a produção de suor, restrição de líquidos, jejum e semijejum. Inicialmente os atletas apresentavam-se em média 5,8kg acima do peso da categoria. Após três meses da intervenção nutricional essa média caiu para 4,4kg e em 6 meses para 2,8kg. A redução média do percentual de gordura foi de 6,3%, mostrando um impacto positivo da intervenção nutricional. Em virtude dos efeitos maléficos que os procedimentos de perda rápida de peso exercem sobre a saúde e desempenho, é de suma importância o conhecimento do perfil antropométrico do atleta, evitando que estes lutem em categorias de peso cujos limites não correspondem ao de suas características antropométricas. PalavRaS-chave: Antropometria. Planejamento Alimentar. Boxe.

Endereço: http://www.saocamilo-sp.br/novo/publicacoes/publicacoesSumario.php?ID=69&rev=s&sum=1311&idioma=pt

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.