Perfil Nutricional de Crianças e Adolescentes Vivendo com HIV/AIDS

Por: Anna Luiza V. de Oliveira, Carlos Jean Damasceno de Góes, Gabriel Soares Pichini, Paulo Moreira Silva Dantas, Rafaela Catherine da Silva Cunha de Medeiros e Thiago Machado Bezerra.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO 

A infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH; HIV - Human Immunodeficiency Vírus) é um problema de saúde mundial. O tratamento é realizado com a terapia antirretroviral (TARV), que apesar dos benefícios positivos, está associado com distúrbios metabólicos como a Síndrome Lipodistrófica, caracterizada pela redistribuição de gordura, associada a anormalidades metabólicas como a hipertrigliceridemia em jejum e/ou hipercolesterolemia, e metabolismo anormal da glicose (CERVIA, 2010) Em crianças, esses efeitos adversos podem ser ainda maiores, por passarem décadas em tratamento tornam-se mais susceptíveis aos efeitos colaterais dos medicamentos e do vírus (RAMALHO, 2011). Assim, o presente estudo tem como objetivo de avaliar o estado nutricional de crianças e adolescentes vivendo com HIV/AIDS a partir da avaliação de composição corporal e avaliação do consumo alimentar.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.