Perfil Nutricional de Pré-escolares Matriculados em Centros de Educação Infantil do Município de Diadema e Sua Correlação com Alguns Fatores Biossocioeconômicos

Por: Aline Mendes Peralta, Gisele Estevão Santos, Juliana Vieira Paulino, Milena Baptista Bueno e Suelen Leão Brito.

Corpoconsciência - v.16 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi determinar o perfil pôndero–estatural de pré-escolares de dois Centros de Educação Infantil (CEI) de origem filantrópica e privada do município de Diadema e relacionar alguns fatores associados. A população estudada constituiu-se de 163 crianças de 2 a 5 anos, matriculadas em centros educacionais infantil do município de Diadema, SP. Foram aferidos peso e estatura das crianças e os responsáveis respnderam um questionario da levantamento de dados biossocioeconômicos. A prevalência de baixa estatura identificada pelo índice de estatura para idade foi semelhante entre os CEI, sendo 3,7% no CEI público e 3,9% nos privados (p>0,05). O excesso de peso avaliado pelo IMC para idade foi de 44,2% em pré-escolares de CEI privado e 32,9% em CEI público, enquanto que o baixo peso foi de 7,2% no CEI privado e 2,4% no CEI público. Esse estudo evidenciou uma alta prevalência de excesso de peso nos dois tipos de CEIs, sendo maior nas escolas particulares. O déficit estatural e de peso foi de baixa prevalência, no entanto o déficit de peso foi superior nas instituições particulares. Apresentou também a comprovação que o estado nutricional dos responsáveis reflete no estado nutricional das crianças. No entanto não demonstrou relação entre o perfil pondero estatural das crianças e aleitamento materno e aleitamento materno exclusivo. O diagnóstico obtido através desta pesquisa é um subsidio para elaboração de medidas de intervenção nutricional direcionada às necessidades desta população.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3548

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.