Perfil Perséfone: Um Estudo sobre Crenças Religiosas e Lócus de Controle de Atletas de Handebol

Por: Paulo Félix Marcelino Conceição.

181 páginas. 2004

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi introduzir na esfera da psicologia do esporte Brasileiro, os instrumentos: escala multidimensional de lócus de controle do esporte, definida pelos conceitos de lócus de controle interno, externo sorte-azar, externo pessoas poderosas e o inventário Pratt de crenças religiosas do esporte, caracterizado pelas crenças religiosas: primitiva, intelectual, emocional, e ético-moral. A legitimidade dos conteúdos destes instrumentos ocorreu com base em estratégias de validação por juizes especialistas. Foram aplicados em uma população de 111 atletas de handebol de alto nível técnico de desempenho de equipes femininas e masculinas. Por meio da análise da consistência interna, medida pelo alfa de Crombach, e análise fatorial de escala multidimencional de lócus de controle do esporte, pode-se constatar sua equivalência a outras escalas multidimensionais de lócus de controle desenvolvidas em áreas específicas de aplicação. Os resultados indicam diferenças significativas de lócus de controle entre variáveis sociotécnicas, posições assumidas pelos atletas nas equipes, sexo, idade e as representações que os atletas possuem sobre a interferência divina no meio esportivo. A análise qualitativa indicou que o lócus de controle interno apresenta menos escores para atletas que possuem uma religiosidade voltada para a externalidade, pois quando em situações críticas, fazem orações invocando ajuda ou proteção, e maiores escores para aqueles atletas que tem uma religiosidade voltada para a internalidade, pois na mesma situação rezam almejando equilíbrio interno ou a vitória.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2297&listaDetalhes%5B%5D=2297&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.