Resumo

Postura é a capacidade de manter o arranjo das estruturas corporais e descreve o alinhamento do corpo, bem como a orientação deste no ambiente. Os objetivos do estudo foram comparar o perfil postural de estudantes de escolas públicas da área urbana e rural, comparar a percepção postural durante as atividades de vida diárias escolares de estudantes de escolas públicas da área urbana e rural e verificar as medidas do mobiliário em cada escola, a fim de apurar se tais medidas estão adequadas para os estudantes. O estudo incluiu dois grupos de estudantes, de 06 a 09 anos, constituindo o Grupo Urbano, com 23 estudantes, e o Grupo Rural, com 15 estudantes. Os grupos receberam uma avaliação postural (através do Software de Avaliação Postural – SAPO), e responderam sobre seus hábitos posturais (através do questionário BackPEI). As mensurações do mobiliário escolar foram verificadas em ambas as escolas. Foi encontrado um pior perfil postural nos estudantes do Grupo Rural, quando comparados aos do Grupo Urbano, especialmente nas variáveis relacionadas com a assimetria da escápula (direita e esquerda) e anteriorização da cabeça. Não houve diferença entre os grupos quanto à percepção postural, e evidenciou-se que ambos apresentaram hábitos posturais inadequados, principalmente nas posturas sentadas. Na análise da dimensão do mobiliário escolar, o atual estudo evidenciou maior discrepância entre os valores obtidos e os valores ideais, nos estudantes do Grupo Rural, do que no Grupo Urbano. Houve um melhor perfil postural nos estudantes do Grupo Urbano, quando comparados aos do Grupo Rural, e sugere-se que a inadequação das medidas do mobiliário escolar possa ter contribuído para essa diferença.

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