Perfil Psicológico de Atletas Brasileiros Baseado na Teoria do Individualismo-coletivismo e na Metodologia do Modelo Interativo

Por: .

118 páginas. 2008 01/12/2008

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil psicológico de atletas classificados em grupos tipológicos baseados na teoria do Individualismo-Coletivismo. O Modelo Interativo foi utilizado como metodologia para a classificação dos atletas em grupos (Heteroidiocêntrico, Isocêntrico e Heteroalocêntrico) e o Inventário de Perfil Idiocêntrico-Alocêntrico de Atletas (Perfil I-A) foi elaborado e validado para inserir os atletas nos campos do modelo. Este instrumento é composto por 27 itens que avaliam comportamentos e atitudes de atletas em relação a si mesmos e em relação à equipe e foi formulado a partir de um modelo teórico. Foram utilizados 271 atletas de ambos os sexos, praticantes de desportos individuais e coletivos. Para a avaliação do perfil psicológico foram utilizados: a) o Perfil I-A, b) o Inventário de Personalidade dos Cinco Grandes Fatores (Big Five), c) o Inventário Feminino dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IFEGA) e d) o Inventário Masculino dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IMEGA). Para a validação do Perfil I-A foram utilizadas Análises Fatoriais e o Alfa de Cronbach. Para a análise do perfil psicológico dos grupos tipológicos foram utilizadas análises descritivas e análises inferenciais – Múltiplas Análises de Variância (MANOVA) do tipo One Way e Two Way. Os resultados demonstraram que os perfis dos atletas diferem quanto aos grupos tipológicos. O grupo Heteroidiocêntrico é orientado para metas pessoais, necessita de maior distância emocional da equipe e visa à auto-realização, o poder e a fama. Traços como objetividade, racionalidade, hedonismo, busca de sensações, competitividade e sensualidade compõem o seu perfil psicológico. Os Heteroalocêntricos tendem a ser mais sensíveis ao contexto social e prestam mais atenção às necessidades dos outros. Eles ajustam suas metas pessoais às metas do grupo. Submissão, preocupações a respeito do time, hierarquia, harmonia, lealdade, fidelidade e responsabilidade são traços que compõem o seu perfil. Apresentam, ainda, alta necessidade de afiliação social e suas metas pessoais são condizentes com as metas da equipe. O equilíbrio entre os constructos Idiocêntrico e Alocêntrico resulta em atitudes mais igualitárias apresentadas pelo grupo Isocêntrico. Este grupo permanece entre os outros dois e está composto pelos traços dos Heteroalocêntricos e dos Heteroidiocêntricos. Pode-se concluir que não existe um perfil psicológico ideal para os atletas. Todos os grupos apresentam perfis ideais que podem se adequar melhor para determinados esportes, em situações específicas do jogo e em diferentes posições em quadra.

Endereço: http://www.bdtd.ucb.br/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.