Perfil Psicológico de Gênero de Atletas Profissionais Brasileiros da Modalidade Futsal e as Influências em Parâmetros Fisiológicos

Por: Marcelo Guimaraes Boia do Nascimento.

2015 02/03/2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar os parâmetros fisiológicos (velocidade, aceleração, força, potência) e o índice de fadiga desses atletas de acordo com seus perfis psicológicos de gênero. A amostra foi composta por 64 atletas profissionais de futsal do sexo masculino que disputaram a liga Nacional de Futsal 2013. Para a classificação da amostra em grupos tipológicos foi utilizado o Inventário Masculino dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IMEGA). Para a análise do índice de fadiga e parâmetros fisiológicos foi utilizado o teste de RAST. Para a análise dos resultados foram realizadas Análises de Variância (ANOVA) do tipo One Way, Two-Way com nível de confiança de 95%. Dentre os atletas analisados, 23 (35,9%) foram classificados como heteroesquemáticos femininos, 22 (34,4%) como heteroesquemáticos masculinos e 19 (29,7%) como isoesquemáticos. Em relação às posições em quadra, 11 eram goleiros (17,2%), 13 (20,3%) fixos, 28 (43,8%) alas e 12 (18,8%) pivôs. Fazendo uma análise exploratória dos dados, observou-se que os goleiros obtiveram maior índice de fadiga, já os pivôs apresentaram menor índice. Os resultados dos parâmetros fisiológicos em relação aos grupos tipológicos mostraram que em média os jogadores de Futsal de alto nível apresentam valores semelhantes no perfil psicológico de gênero e no desempenho nos tiros do teste de RAST, pois não foram encontrados valores estatisticamente significativos para nenhuma variável fisiológica estudada (peso, distância, velocidade, aceleração, força, potência e índice de fadiga) nos três grupos estudados (HF, HM e ISO). Apesar dos resultados desta pesquisa não apresentarem diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis avaliadas, pode-se observar que alguns resultados relacionados aos traços de personalidade, tanto do componente masculino quanto do feminino podem ajudar a responder e relacionar alguns aspectos estratégicos inerentes na modalidade futsal.

Endereço: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/listaTrabalhoConclusao.jsf

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.