Resumo

Objetivo:
O presente trabalho busca avaliar o perfil psicomotor de escolares através da Bateria de Fonseca e identificar sua relação com o grau de alfabetização.

Métodos e Resultados:
De uma população de escolares da rede pública, foi extraída uma amostra composta por 67 crianças: G1 masculino (n = 36, 10,75 ± 0,72, anos) e G2 feminino (n = 31, 10,88 ± 0,75, anos). Para a caracterização da amostra, foram utilizadas medidas antropométricas como o peso corporal em “kg” e a estatura em “m” para cálculo do Índice de Massa Corporal – IMC que atingiu respectivamente (19,31 ± 3,36 kg/m2) para o G1 e (19,67 ± 4,26 kg/m2) para o G2. Também foi adotado a Bateria Psicomotora de Fonseca (1995) para avaliar e descrever o perfil psicomotor dos escolares que contemplam a Tonicidade; Equilíbrio; Lateralidade;  Noção Corporal; Estruturação Espaço Temporal; Praxia Global e Praxia Fina. O teste iniciou  após autorização da gestora, e assinatura do TCLE. Os resultados encontrados no IMC se classificam como “Normais” através dos percentis estabelecidos pela literatura e mesmo o grupo feminino apresentando um valor superior ao masculino, não apresenta uma diferença significativa. De acordo com a bateria de testes, os resultados encontrados foram: 38% com o perfil “Dispráxico”, 53% perfil “Normal” e 9% perfil “Bom”, onde a primeira classificação apresenta ligeiro déficit de aprendizagem.

Conclusão:
Podemos concluir que o perfil psicomotor classificado como “normal” e “bom”, caracteriza as potencialidades dos alunos, tais como, maior concentração nas atividades em sala de aula e facilidade no processo ensino-aprendizagem, o que favorece o grau de alfabetização. As dificuldades encontradas no grupo “dispráxico” têm relação com as crianças que apresentam maiores dificuldades na aprendizagem. Diante do exposto, é de fundamental importância para o profissional de educação física a elaboração de suas aulas com características psicomotoras para o desenvolvimento da criança, que envolve os aspectos motores, afetivos e cognitivos. Destacamos que os resultados psicomotores são reflexos das experiências vivenciadas pelas crianças e que dependem de oportunidades e estímulos. Porém, novos estudos se fazem necessários, com avaliações pré e pós intervenção na busca de direcionar as atividades.