Resumo

O futebol no Brasil se popularizou muito mais entre os homens do que entre as mulheres, fato que pode ter limitado o  consumo de produtos e serviços do futebol pelo segmento feminino e consequentemente limitado as ações de marketing  e oferta de produtos para esse público. Na dimensão literária, uma lacuna parece existir quando tratamos da segmentação  dos consumidores e, em especial, das demandas e do comportamento consumo feminino no futebol.  Assim, o presente  estudo teve como propósito levantar o perfil, o relacionamento estabelecido com o clube, o consumo e a satisfação das  espectadoras  mulheres  de  um  jogo  de  futebol  clássico  regional,  entre  as  equipes  do  Ceará  Sporting  Club  e  Fortaleza  Esporte Clube, dois dos principais clubes de futebol profissional do estado do Ceará. Para análise de dados, a metodologia  foi pautada em uma abordagem quantitativa de método em levantamento survey, com análise por estatística descritiva.  Os sujeitos da pesquisa foram as espectadoras e torcedoras do jogo realizado em outubro de 2019 (mulheres – N=29) e a  amostra  foi não  probabilística  e  por  conveniência.  O  instrumento  da  pesquisa  foi  um  questionário  elaborado  e  testado  previamente, constituído por questões fechadas, com dados qualitativos nominais e ordinais, divididas em quatro blocos:  perfil socioeconômico; relacionamento com o clube; consumo dos jogos; e satisfação das espectadoras. Desvelamos por  meio do estudo que a maioria das espectadoras é torcedora do time desde que nasceu, devido à influência dos pais, prefere  assistir ao jogo no estádio, alimenta a rivalidade com o time rival e torce contra, no entanto, não participa de nenhuma  torcida organizada. Em relação ao comportamento de consumo, um percentual predominante das espectadoras trata a ida  ao  estádio  como uma  forma  de  lazer  e  entretenimento,  e  afirma  ir  ao  estádio  entre  5  a  10  jogos por  ano,  com  veículo  próprio e acompanhadas do seu cônjuge. A violência dentro e fora do estádio foi colocada como o principal motivo para  o não comparecimento. Por fim, a pesquisa demonstrou que as espectadoras pagam mais pelos melhores lugares, gastam  mais de R$ 31,00 reais na ida ao jogo e consomem mais dentro do estádio.  Por outro lado, é evidente a insatisfação do  público feminino com relação à segurança interna, ao comportamento desrespeitoso dos torcedores, fato que  comprometeu a coleta de dados, a qualidade e preço dos produtos e serviços de alimentação dentro do estádio. Apesar  das limitações o presente estudo pretendeu preencher uma lacuna existente em estudos relacionados ao gênero feminino  no consumo do esporte no estado do Ceará e, especificamente com relação ao perfil, relacionamento e comportamento de  consumo em um jogo futebol

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