Perfil da Saúde e Aptidão da População de Curitiba

Por: Silvano Kruchelski.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Introdução e Objetivos: O programa Curitibativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer surgiu com o objetivo de orientar a população sobre a importância da AF para a qualidade de vida, e evoluiu para, também, determinar o perfil de saúde e aptidão física, e a oferecer subsídios necessários para a boa opção de um estilo de vida saudável. Assim, pretendeu-se com este estudo caracterizar e avaliar o perfil da saúde e aptidão da população de Curitiba. Material e Métodos: para tal 1798 mulheres e 1045 homens tomaram parte de uma bateria de testes em circuito, composto pelos seguintes protocolos: avaliação da glicemia, pressão arterial e colesterol; Índice de Massa Corporal (IMC); Questionário de Avaliação de Risco Cardíaco de Michigan Heart
Association (PITANGA, 2001); Questionário de Atividades Físicas Habituais, modificado por NAHAS (2001); Índice Cintura-Quadril (ICQ); teste de Força Abdominal do Eurofit para Adultos (1995); teste de Sentar e Alcançar de Wells modificado (BORBA, 1996); dinamometria de mãos (BORBA, 1996). Cada dado coletado foi anotado em fichas (cópia para o avaliado) e, após análise, organizados percentualmente segundo o nível de atividade física. Após os testes recebem orientação da atividade física que deverá ser realizada. Principais Resultados e Conclusões: de maneira geral a amostra feminina apresentou resultados relacionados à saúde melhores que a amostra masculina, em particular nos itens da atividade habitual (67,83 contra 65,01%), de risco cardíaco (7,96% contra 13,34%), de força abdominal, no teste de Sentar e Alcançar (ambos regulares - 17,46 e 15,75 cm). De ressaltar a grande prevalência de sobrepeso e obesos na amostra total (51,7%), e a massiva normalidade apresentada nos testes de glicemia e de índices de colesterol em ambas as populações. Assim, fica evidenciada a necessidade de uma intervenção para os assuntos relacionados à saúde desta população, no sentido de mudança na vida das pessoas, em particular no que se refere à adoção de hábitos saudáveis, conscientizando-os  sobre os aspectos da qualidade de vida favorecendo maior autonomia,independência, mobilidade, força e, principalmente, saúde. Tais evidências exaltam a importância de programas que induzam a prática da atividade física orientada e embasada em dados obtidos a partir de testes específicos.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/63_Anais_p263.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.