Perfil Social e Motivações dos Usuários de Academias de Ginástica da Cidade de Maceió

Por: Maria do Socorro Menezes Dantas.

124 páginas. 1998 15/12/1998

Send to Kindle


Resumo

Este estudo situa-se na linha de pesquisa "Transformações Sócio-Culturais e Educação Física", desenvolvida no Mestrado em Educação Física da Universidade Gama Filho. Tem, como objetivo principal, identificar as motivações que impulsionam a procura de atividades físicas em academias, procurando identificar o perfil social a partir das ligações que se estabelecem entre as motivações e as atividades físicas escolhidas. Caracteriza-se como um estudo descritivo de natureza quali-quantitativa. A amostra foi composta por 300 pessoas que freqüentam academias da cidade de Maceió. Foram objeto de estudo seis academias que oferecem diversos tipos de atividades. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um questionário relacionado a estilo de vida, hábitos esportivos, motivações para a prática de atividades físicas em academias. Para a análise estatística utilizou-se o programa EPI/INFO, em forma de cruzamentos e as variáveis são apresentadas em tabelas de freqüência. Os dados analisados permitem as seguintes conclusões: a população predominante é do gênero feminino; a faixa etária de maior freqüência é a de 15 a 30 anos; a escolaridade dominante é a de 2o e 3o graus; a maioria dos que trabalham possui profissão autônoma; a modelagem corporal é o motivo principal para a procura dos exercícios físicos em academias; a musculação é a atividade de maior procura, por ambos os sexos, principalmente pela faixa etária de 20 a 30 anos; a satisfação para a maioria está ligada à obtenção de resultados; a não obtenção de resultados é o motivo principal para a troca ou flutuação entre atividades na academia; a flutuação acontece também na permanência na academia, 65,3% dos entrevistados possuem experiência anterior em academias; o motivo mais alegado para parar de freqüentar a academia é a falta de tempo seguido pela falta de motivação, saturação. A saúde e o prazer são usados, pela maioria, como argumento moral na importância dada à prática de atividades físicas na academia.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=319&listaDetalhes%5B%5D=319&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.