Perfil Sociodemográfico, Acadêmico e Profissional de Condutores de Trilhas de Longa Duração em Parques Nacionais Brasileiros

Por: Alexandre Schiavetti, , Marcial Cotes, Tayná Iha, e .

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.26 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Este estudo investigou o perfil sociodemográfico, acadêmico e profissional de condutores de trilha de longa duração (TLD) em Parques Nacionais (PARNAs) brasileiros. Entrevistaram-se 39 condutores do Parque Nacional do Caparaó (PNC) e 40 do Parque Nacional da Serra da Capivara (PNSC). Verificou-se que a maioria dos condutores é do sexo masculino (88,6%), possui a Educação Básica completa ou incompleta (62,0%), exerce esta atividade há mais de 10 anos (54,4%), recebe até um salário mínimo por mês (72,2%) e mora no entorno do PARNA em que atua. Nenhum dos condutores investigados realiza ou realizou curso de graduação em Educação Física. Enquanto o caráter educativo da condução predominou nos condutores do PNSC, o caráter de aventura foi mais frequente nos condutores do PNC.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/8435

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.