Perfil Sóciodemográfico e Antropométrico de Idosas das Academias da Terceira Idade

Por: Bruna Maria Pereira, Daniel Vicentini de Oliveira, José Roberto Andrade do Nascimento Junior e Maria do Carmo Correia de Lima.

Cinergis - v.17 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: o presente estudo teve como objetivo identificar o perfil sóciodemográfico e antropométrico de idosas usuárias das Academias da Terceira Idade (ATIs). Método: a amostra foi composta por 50 idosas (média de idade 68,14±6,69). usuárias das ATIs do município de Maringá/PR. As idosas foram avaliadas por meio de questionário semiestruturado composto por questões referentes ao perfil sóciodemográfico e das condições de saúde. Foi avaliado também o peso, a estatura e o Índice de Massa Corporal (IMC). Resultados: apenas oito (16%) idosas apontaram ter diabetes e seis (12%) relataram ter osteoartrite e osteoporose. Em contrapartida, 46 (92%) das idosas relataram ter hipertensão. Encontrou-se uma maior prevalência de idosas com IMC normal (68%), seguido do sobrepeso (22%). Considerações finais: foi considerado normal o perfil antropométrico da maior parte das idosas usuárias das ATIs do município de Maringá/PR, porém deve-se atentar as idosas classificadas com sobrepeso e obesidade, assim como com as hipertensas, pois já se sabe das complicações destes estados nutricionais e desta doença crônica para a saúde e para o aumento dos níveis de morbidade e mortalidade em idosos.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7501

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.