Perfis Motivacionais de Corredores de Rua com Diferentes Tempos de Prática

Por: Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Daniela Wiethaeuper, Gabriel Henrique Treter Gonçalves, Marcos Alencar Abaíde Balbinotti e Roberto Tierling Klering.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.37 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta pesquisa é testar se existem diferenças no perfil motivacional de dois grupos de corredores de rua, com diferentes tempos de prática: grupo Adesão (até um ano de prática) e grupo Permanência (mais que um ano de prática). Para tanto, 62 praticantes de ambos os sexos e com idades entre 18 e 68 anos responderam ao Inventário de Motivos para a Prática Regular de Atividades Físicas ou Esportivas (IMPRAFE-132). Os resultados indicam que as dimensões mais motivadoras são as mesmas (Saúde, Prazer e Controle de Estresse), independente do tempo de prática, respeitando a mesma ordem. A conclusão principal é que essas são as dimensões que melhor representam os motivos de adesão e permanência à corrida de rua. As dimensões Sociabilidade e competitividade são significativamente mais importantes para o grupo Permanência

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/pt/perfis-motivacionais-corredores-rua-com/articulo/S010132891500013X/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.