Performance Motora de Meninos de 7 a 10 Anos Náo-desnutridos e com Níveis Diferentes de Desnutrição Participantes do Projeto Esporte Solidário, São Luís-MA

Por: Cilene Alba Moreira, Leonardo Gonçalves da Silva Neto e .

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O impacto da desnutrição sobre as variáveis da performance motora, já foi bem documentado. O objetivo deste estudo foi a comparação dos resultados de testes motores de meninos de 7 a 10 anos com desnutrição: atual(DA=22), desnutrição crônica(DC=10), desnutrição pregressa(DC=44); e nãodesnutridos( N-DES), participantes do Projeto Esporte Solidário, São Luís - MA, cujo estado nutricional foi determinado a partir dos critérios de Walterlow. Os testes motores utilizados foram dinamometria manual(TDM), abdominal(TAB), salto em extensão parado(TSEP) e sentar e alcançar modificado(TS&A). Foram medidas as variáveis antropométricas de peso corporal e estatura. Na análise dos dados utilizou-se o Teste T com valores significativos para p<0.01 e a "magnitude das diferenças" entre os grupos. Os resultados mostraram que nas variáveis antropométricas os N-DES foram significativamente superiores aos DA, DC, DP. Nos testes motores, somente, observou-se diferenças significantes no TDMentre os N-DES e os DP. Quanto a magnitude das diferenças, os resultados reportam na maioria dos testes as diferenças foram moderadas em relação ao DA e DC, e pequenas em relação ao DP. Enfim, pode se concluir que a performance motora dos NDES pode ser comparável com os resultados obtidos nos meninos com DA, DC e DP, com exceção do TDM.Amaior magnitude nas diferenças, na maioria dos testes motores, na relação N-DES x DAe N-DES x DC pode ser explicada pela maior redução do peso corporal, e possivelmente pela redução da massa muscular. Todavia, vale ressaltar, que alguns resultados podem ter sido influenciados pelo número da amostra.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.