Periódicos Brasileiros na área da Educação Física: Aspectos éticos e Metodológicos das Publicações com a População Idosa

Por: Daniel Rogério Petreça, e Paula Fabricio Sandreschi.

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar os aspectos éticos e metodológicos empregados nas publicações de estudos com idosos em revistas da área da Educação Física no Brasil. Trata-se de uma revisão narrativa. Foram incluídas Revistas nacionais classificadas com Qualis B1 ou superior que possuíam foco na área da Educação Física. Das sete Revistas selecionadas, foram analisados 123 artigos, os quais possuíam exclusivamente idosos como participantes. Com isso, verificou-se que a maioria dos artigos relatou a aprovação pelo Comitê de Ética da instituição de origem e fez menção ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; a maior parte dos estudos utilizou como técnicas de coleta de dados inquirição e testagem. Dessa forma, concluiu-se que as revistas brasileiras da área da educação física, as publicações de estudos que envolvem idosos, em sua maioria, apontam os aspectos éticos da pesquisa.  

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36345

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.