Fitness & Performance Journal

Bimestral. Brasil. Rio de Janeiro -19
http://www.fitnesseperformance.com.br

Normas

O FITNESS & PERFORMANCE JOURNAL, órgão oficial do Colégio Brasileiro de Atividade Física, Saúde e Esporte - COBRASE, destina-se a divulgação da produção científica e acadêmica nas áreas de Saúde, Atividade Física e Esporte, visando, predominantemente, fomentar a publicação de relatórios de pesquisas originais realizadas na área de Ciências da Saúde, notadamente as que envolvem o movimento humano.

Seu escopo incluirá pesquisas em ciências básicas, casos clínicos, efetividade do diagnóstico e de técnicas terapêuticas, além de estudos relacionados aos aspectos comportamentais, epidemiológicos e educacionais da medicina e do movimento humano. É imprescindível que os trabalhos sejam inéditos e não tenham sido enviados simultaneamente para outros periódicos.

Recomenda-se fortemente que, antes do preparo dos originais, os autores consultem os trabalhos "Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publication" (http://www.icmje.org) e "International Committee of Medical Journal Editors Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Sample References" (http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html).

Para a análise, que será realizada em sistema de duplo-cego (peer review), o trabalho deverá ser enviado ao Editor, através do endereço eletrônico editor@cobrase.org.br, acompanhado de carta do autor definindo o tipo de trabalho (original, revisão, atualização, relato de caso etc.), assumindo a responsabilidade pelo conteúdo do artigo, declarando ser o mesmo original e não estar sendo submetido a outro periódico. O artigo pode ser submetido para avaliação em um dos três idiomas oficiais da revista: português, inglês ou espanhol.

Todo o conteúdo do artigo é de inteira responsabilidade dos autores. Entretanto, todo material publicado torna-se propriedade do COBRASE, que passa a reservar os direitos autorais. Portanto, o material publicado no Fitness & Performance Journal somente poderá ser reproduzido com a permissão por escrito do COBRASE. Todos os autores do artigo deverão assinar um Termo de Transferência de Direitos Autorais (disponível em http://www.cobrase.org.br/direitos_autorais.htm), que entrará em vigor a partir da data de aceite do trabalho.

Os artigos, após a triagem inicial realizada pelo Editor, serão remetidos para dois membros do Conselho Editorial, para análise. Em até 30 dias os pareceristas apresentarão sua decisão, que pode ser: "aprovado", "aprovado com correções" ou "recusado". Se houver dissenso nos pareceres, o artigo será remetido para um terceiro parecerista.

A página-título do artigo deve conter: o título do trabalho, objetivo e conciso, porém, explicando adequadamente o tema; nome completo dos autores, com seus números de registro nos Conselhos Profissionais, seus endereços eletrônicos e seus telefones; identificação das instituições onde atuam; indicação de financiamentos relacionados ao trabalho ou bolsas concedidas aos autores; indicação das precauções éticas tomadas no caso de trabalho empí rico-experimental; e endereço postal para correspondência.

Em seguida, apresentam-se os resumos nos três idiomas oficiais do periódico (português, inglês e espanhol, nesta ordem), com 1.000 a 1.200 caracteres cada um (não contando espaços), em parágrafo único, contendo explicitamente as seções Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão. Cada resumo deve ser precedido pelo título no idioma correspondente. É necessária a identificação de três a cinco palavras-chave (descritores). Para a elaboração das mesmas, consultar os Descritores em Ciência da Saúde (http://decs.bvs.br).

Os artigos devem ser preparados em editor de texto Word for Windows (ou compatível), fonte Arial 12, observando-se espaço 1,5 entre as linhas. A formatação do papel deverá ser A4, com margens superior e inferior de 3 cm e margens laterais de 2 cm. Os originais devem conter, no máximo, 60.000 caracteres (contando espaços), incluindo figuras e referências bibliográficas e excluindo a página título e os resumos. Para contar os caracteres, consulte a opção "Contar palavras" no item de menu "Ferramentas".

As referências bibliográficas devem apresentar-se em ordem de aparecimento no texto, numeradas de acordo com as normas do Grupo Vancouver (ICMJE - International Committee of Medical Journal Editors - http://www.icmje.org). Os títulos de periódicos devem ser referidos na forma abreviada oficial, de acordo com as listas de periódicos indexados Index Medicus (http://nlm.nig.gov) e Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde (http://portal.revistas.bvs.br). As referências aparecerão no texto apenas numeradas, sobrescritas em negrito, após a última palavra a ser referenciada, sem espaço prévio. No caso de mais de uma referência no mesmo trecho do texto, elas serão escritas uma a uma, sem espaços entre elas, separadas por vírgulas, e nunca definindo intervalos de numeração separados por hífen.

Tabelas, ilustrações, gráficos e quadros devem ser numerados com algarismos arábicos e apresentados ao final do artigo, na ordem em que aparecem no texto, com espaço simples entre linhas e separados por "quebra de página" do Word. As imagens devem estar salvas, preferencialmente, em arquivos "tif" ou "jpg", com definição gráfica de 300 dpi.

Após a aprovação final do original, os autores deverão enviar as versões do artigo, na íntegra, nos outros dois idiomas do periódico. Apenas os artigos que contarem com as versões nos três idiomas serão publicados.

Os autores deverão preencher e enviar para o COBRASE, através de SEDEX, o formulário de "Divulgação de Potencial Conflito de Interesses", disponível na página http://www.cobrase.org.br/conflito_interesses.htm . Nele, qualquer potencial conflito de interesses relacionado ao artigo submetido deverá ser explicitado, conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC 102/2000) e do Conselho Federal de Medicina (Resolução 1595/2000). Esta exigência visa informar aos editores, revisores e leitores as relações profissionais e/ou financeiras (como patrocínio ou participação societária) com agentes financeiros relacionados aos produtos farmacêuticos ou equipamentos envolvidos no trabalho, os quais podem, teoricamente, influenciar as interpretações e conclusões do mesmo. A declaração de existência ou não de conflito de interesse também constará no final do artigo.

Os autores podem requerer o não-envio para um ou dois pareceristas individuais ou laboratórios, caso ocorra conflito de interesse.

A realização de experimentos envolvendo seres humanos deve, obrigatoriamente, seguir a Resolução nº. 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, disponível na Internet (http://conselho.saude.gov.br/docs/Resolucoes/Reso196de96.doc), incluindo a assinatura de um termo de consentimento informado e a proteção da privacidade dos voluntários. O documento comprobatório da aprovação da pesquisa no competente Comitê de Ética da Pesquisa deve ser enviado ao COBRASE através de SEDEX.

A realização de experimentos envolvendo animais deve seguir as resoluções específicas: Lei nº. 6638 de 8 de maio de 1979 e Decreto nº. 24645 de 10 de julho de 1934.

Ao autor principal do artigo publicado serão enviados três exemplares da revista.


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.