Personalidade das Marcas Esportivas

Por: Afonso Celso de Assis Figueiredo, Alexandre Huady Torres Guimarães, Antonio Carlos Estender, José Mauricio Conrado Moreira da Silva, Rogério Bandeira de Melo Moreira e Rui Cruz.

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo examinar a personalidade das marcas esportivas através da análise de seus logotipos. O conceito de Marca será tratado a partir dos autores David Aaker e Clotilde Perez, além da definição da AMA – American Marketing Association. A Marca, que é considerada um supersigno e, consequentemente, muito maior que produto/bens e seus atributos, tem sido um tema bastante debatido no meio acadêmico e mercadológico. Considerar que vários signos convergem neste importante tema (Marca) significa afirmar que sua gestão vai além do simples ato de criar peças publicitárias. Analisaremos, então, a partir do conceito de Personalidade da Marca, de David Aaker, os logotipos da Adidas e da Puma, além de abordarmos a instituição esportiva Sporting Club de Portugal.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.