Perspectiva Global das Imagens Publicadas em Manuais de Educação Física
Por Irene Moya-mata (Autor), Concepción Ros Ros (Autor), Cristina Menescardi Royuela (Autor).
Em Movimento v. 22, n 4, 2016. Da página 1277 a 1298
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo determinar o tratamento dado às imagens relativas ao corpo e à atividade física presentes nos livros de texto de Educação Física na etapa de Ensino Fundamental. A mostra está constituída por 997 imagens de nove livros de texto publicados por cinco editoras. Realizou-se uma análise descritiva das variáveis sexo, idade, raça e somatotipo que fazem referência ao corpo, e o variáveis tipo, âmbito, espaço e nível de prática referentes à atividade física. Os resultados mostram que se mantêm os estereótipos relativos ao corpo e à atividade física, enfatizando o corpo masculino, de raça branca, com um corpo delgado e cuja idade é a infância, praticando desportos e habilidades motrizes. No entanto, o âmbito e nível de prática de atividade física elitista desapareceu dos manuais, mostrando um primeiro passo para a diversificação de atividades físicas na escola.