Integra

Introdução: O lazer é um tema que abrange diferentes classificações e que promove múltiplas abordagens em relação ao tempo livre da sociedade. Este trabalho evidencia importantes conceitos como, lazer, recreação, tempo livre e lúdico para facilitar seu entendimento. Em meio a esta ação social, cultural e educacional do lazer, a sociedade atual passa por um período de transição e transformações, devido à escassez do tempo, estresse no trabalho, na escola, problemas sociais, entre outras questões, submetidas às grandes cidades em seu dia a dia.

Objetivos: O intuito foi identificar uma dimensão educacional relacionada às atividades de lazer e recreação em hotéis e, discutir uma proposta educativa na programação de lazer para a formação integral dos indivíduos inseridos neste contexto.

Metodologia: Este estudo apresenta uma discussão sobre a dimensão educacional relacionada às atividades de lazer e recreação em hotéis, a partir de uma pesquisa de campo realizada com hóspedes, proprietários e animadores, em um hotel, avaliando uma programação aplicada durante três dias.

Resultados: As análises foram feitas com base em quatro categorias; (1) diversidade cultural e corporeidade; (2) jogo simbólico: imaginação e desenvolvimento cognitivo; (3) competição, regra e socialização; (4) corpo em movimento: desenvolvimento motor. As categorias evidenciaram um processo educativo para a formação do sujeito em diferentes aspectos, cognitivos, motores, sociais, morais e culturais.

Conclusão: Conclui-se a partir destas análises, a existência de características educacionais nas atividades de lazer e recreação, realizadas em ambiente não formal, representado neste trabalho como hotel, e que, existe um processo de aprendizagem a partir de uma educação não formal, complementando a formalidade escolar na formação do indivíduo contextualizado.