Perspectivas Epistemológicas da Produção do Conhecimento Sobre Corpo nos Gtts Memória, Cultura e Corpo (1999, 2003) e Corpo e Cultura (2011)

Por: Ana Paula de Melo Silva, Carolina Leocádio Alves, Felipe Rey Pereira, José Pedro Alvarenga, Letícia Rodrigues Teixeira e Silva, e .

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa objetiva realizar uma análise comparativa sobre as perspectivas epistemológicas da produção do conhecimento sobre corpo nos GTTs Memória, Cultura e Corpo e Corpo e Cultura do CONBRACE. Foram analisados 24 trabalhos do GTT Memória, Cultura e Corpo selecionados dos anais de 1999 e de 2003, e 25 outros do GTT Corpo e Cultura de 2011. Trata-se de estudo exploratório e a análise de dados foi referenciada por Bardin (2010). A maioria da amostragem não informa a perspectiva epistemológica que orienta a construção dos trabalhos. Identifica-se presença abundante de trabalhos que se aproximam da perspectiva histórico dialética. Porém, os dados desta amostragem não são capazes de estabelecer a perspectiva epistemológica predominantes nestes GTTs, o que indica a necessidade de outros estudos

 

Endereço: http://cma.cev.org.br/biblioteca/show/4014649/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.