Resumo

Perspectivas Históricas do movimento Esporte Para Todos no Brasil, apresenta questionamentos relacionas à gênese do EPT. Objetivando-se estabelecer a lógica interna deste movimento no Brasil, o estudo foi dividido em três fases: descritiva, teórica e conceitual. Tal procedimento permitiu desvendar o sentido do EPT através de sua periodização. O Movimento Esporte Para Todos foi resultado de experiências iniciadas na Noruega, em 197, e estruturadas de forma diferente por outros países da Europa. Em 1973, após as jornadas internacionales de Estúdio sobre el Deport, na Argentina, esta proposta foi implantada no Brasil. Estes conhecimento, estimulados pela ansiedade em torno de uma nova metodologia para a prática da Educação Física, foram a grande motivação deste Movimento no Brasil. O EPT foi considerado um meio econômico de mobilização popular. A nível de projeto governamental, foi conservador diferenciando-se de outros movimentos e projetos, dado suas experiências práticas exercidas na e pela comunidade. Este perfil do EPT, foi o ponto de partida para a aquisição de autonomia e configuração próprias. Comparando dados historiográficos com documentos e experiências 'epetistas' acumulados, essa pesquisa apresenta conclusões sobre a forma pela qual o EPT foi recebido pelas comunidades, interpretado pela maioria dos profissionais da Educação Física e, ainda, formas através das quais este movimento foi popularizado... Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital. 

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