Resumo

O letramento corporal (LC) é o termo destinado ao entendimento da confiança, a competência, o conhecimento e a compreensão do movimento humano e a atividade física relacionada à saúde. O domínio destes saberes são potencialmente desenvolvidos em idade escolar com estratégias inter e multidisciplinares, tendo a Educação Física Escolar (EFE) forte protagonismo neste processo. Dessa maneira, espera-se que a promoção da saúde de crianças e adolescentes ocorra em função do aumento dos fatores de risco nesta idade e suas consequências mais precoces, como o desenvolvimento das doenças crônicas na relação futura de morbimortalidade. PROBLEMA: Neste sentido, quais seriam os indicadores da percepção de adolescentes sobre o letramento na perspectiva da EFE? Assim, o objetivo do presente estudo foi identificar os indicadores da percepção dos adolescentes de ambos os sexos, Ensino Médio do Estado de São Paulo, a luz do LC. MÉTODOS: Tratou-se de um estudo piloto transversal, descritivo em amostra de 10 adolescentes (9 do sexo feminino e 1 do sexo masculino) realizado entre 12 a 18-08-2020. RESULTADOS/DICUSSÃO: Os resultados demonstram percepção positiva das aulas de EFE, confirmando a tendência (WHITEHEAD, 2019) do LC nas aulas (100% dos sujeitos apontaram existir benefícios corporais na EFE). Assim, discutir sobre saúde em âmbito da EFE parece ser importante frente ao alto nível de inatividade física e doenças hipocinéticas, desde a adolescência e fase adulta.