Pesquisa Científica na Formação Pedagógica do Professor de Educação Física Escolar

Por: Ana Paula V. de Oliveira Tahim, , José Rogério dos S. Monteiro, Matheus dos Santos Albuquerque e Nicolino Trompieri Filho.

Expressão Católica - v.4 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

As disciplinas de Práticas Pedagógicas têm como objetivo relacionar atividades de pesquisa com a prática de ensino do professor de Educação Física, bem como proporcionam experiências didático-acadêmicas fundamentais para supe-ração da dicotomia teoria-prática. Este estudo tem por objetivo identificar a per-cepção dos concludentes de Educação Física sobre a disciplina Práticas Peda-gógicas VI. Para tanto, aplicamos um questionário a 10 alunos concludentes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma IES particular e, para análise dos dados, realizamos frequência simples e relativa. Os resultados apontam que os discentes consideram que a ementa de disciplina atende a: i) formação de professores, ii) atividades de ensino e pesquisa utilizados durante a disciplina, e iii) relação teorica-prática com as disciplinas do sexto semestre, assim como os objetivos da disciplina, pois os discentes consideram: a) refletir sobre experiên-cias de trabalho do Educador Físico na escola em distintos espaços e momentos da formação e b) elaborar trabalhos de pesquisa com fins de publicação, que foram, segundo os participantes, fortemente atendidos pelo curso. Acreditamos que essa pesquisa pode contribuir para a prática de ensino dos professores das disciplinas que visam relacionar atividade de caráter científico tendo como cam-po de investigação o ensino da Educação Física na escola. 
 

Endereço: http://revistaexpressaocatolica.fcrs.edu.br/2015/05/rec-janeiro-junho-2015-v-04-n-01-sumario/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.