Editora Editora Autografia. Brasil 2017. 78 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

O contexto da criação do evento e desse livro

O campo da Educação Física, que se desenvolve dentro de um amplo espectro de possibilidades interventivas, de estudo e de pesquisa, alicerçado nas mais diversas áreas do conhecimento, nem sempre foi tão matizado como vemos nos dias atuais. No Brasil, no primeiro quartel do século XX o surgimento da área que abrange os conhecimentos da educação física teve em seu berço uma grande influência de médicos e militares construindo significativa parte dos pilares da profissão pautados, principalmente, nos princípios biomédicos e em uma visão de corpo objetificado (LÜDORF; ORTEGA, 2013). Este panorama sofre grandes transformações a partir dos anos de 1970, 1980 e 1990 onde autores apoiados nas Ciências Humanas e Sociais e nas teorias críticas da Educação, começaram a pensar o campo sob outro prisma, proporcionando uma reflexão tanto no processo interventivo como no teórico. Uma crise epistemológica e ideológica colocou em xeque todo um contexto de atuação, gerando dúvidas quanto à natureza da profissão. Seria esta uma ciência? Um processo interventivo?

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