Pesquisa Qualitativa: Desbravando Territórios Possíveis de Se Fazer Ciência

Por: Flávio Soares Alves.

Motriz - v.15 - n.4 - 2009

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O objetivo deste texto é expor os mecanismos através dos quais o sujeito foi resumido na ordem dos dados, como recurso para extrair-lhe uma suposta objetividade provedora de legitimidade científica e, a partir daí, observar o esforço das Ciências Humanas - sob a perspectiva da Hermenêutica filosófica de Gadamer (2003) - na busca por uma proximidade com o sujeito - atenta ao perigo da redução objetal - através da verificação das histórias de vida. Esta aproximação permite indagar sobre as possibilidades da Educação Física ampliar seu âmbito de conhecimento ao levar em conta o corpo e o movimento como agentes potenciais de história, revelando uma afinidade ontológica entre campos distintos de conhecimento. O corpo em movimento cria linguagem. As histórias de vida captam esta linguagem, expondo sua estrutura comunicacional. A Hermenêutica torna esta comunicação compreensível na verificação de um interlocutor e é esta verificação - e as possibilidades ainda não desbravadas que ela anuncia - que pode interessar à Educação Física.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2564/2688

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