Pesquisas com Crianças na Educação Infantil: Diálogos Interdisciplinares Para Produção de Conhecimentos

Por: , André da Silva Mello, Angélica Caetano da Silva, Bethania Alves Costa Zandominegue, Lívia Caravalho de Assis, Raquel Firmino Magalhães Barbosa e Rodrigo Lema Del Rio Martins.

Motrivivência - v.27 - n.45 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Este ensaio discute possibilidades teóricas e metodológicas para a construção de conhecimentos centrados no protagonismo infantil. Para tanto, estabelece um diálogo interdisciplinar entre a Sociologia da Infância e os Estudos com o Cotidiano. Em um primeiro momento, apresenta os principais pressupostos que fundamentam esses dois campos e, posteriormente, analisa pesquisas da Educação Física com a Educação Infantil que operaram com conceitos provenientes desses referenciais. Os entrecruzamentos desses dois campos do conhecimento forneceram suportes para a produção de fontes com as crianças e sinalizaram que os instrumentos convencionais de pesquisa são insuficientes para compreender o protagonismo infantil e suas produções culturais.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n45p28

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.