Estado físico, fisiológico e psicossocial de atletas do tae kwon Do na pré-competição

Por: Alexandre Sérgio Silva, Diego Oliveira Costa, Elisama Araújo Sena, Fabiano Ferreira Lima e Leonardo Santos Oliveira.

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Os aspectos físico, fisiológico e psicossocial no tae kwon do em um período pré-competitivo ainda não foram investigados concomitantemente. Portanto, o objetivo do presente estudo foi analisar os estados físico, fisiológico e psicossocial de atletas de tae kwon do em período pré-competitivo para o campeonato brasileiro. Em um estudo pré-experimental, cinco atletas da seleção masculina de tae kwon do da Paraíba (26±8 anos; 1,76±0,04m) foram submetidos a avaliações antropométricas, dosagens de marcadores de dano muscular, inflamação sistêmica e estresse oxidativo, estados de humor, estresse e recuperação e potência de membros inferiores em dois momentos: 30 (pré) e dois (pós) dias antes do campeonato brasileiro. A análise dos dados foi efetuada pelo teste de Wilcoxon (95% de confiança), cálculo da diferença percentual (Δ) entre os momentos e tamanho do efeito de Cohen (d). Foram verificados efeitos percentuais no dano muscular (Δ= −25,7% na CK; d=1,10) e atividade oxidativa (Δ= +22,7% na MDA; d= 2,56). Os estados de Conflitos/Pressão e Depressão aumentaram 40% (d= 1,11) e 100% (d= 1,30), respectivamente, e a potência de membros inferiores aumentou 9,05% (d= 4,24). Conclui-se que os atletas aumentaram o estresse psicossocial, no entanto melhoraram a força explosiva de membros inferiores e mantiveram o estado fisiológico esperado para competição.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33451

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.