Resumo

O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – com incentivo à docência através de bolsas, prioriza iniciar nesse processo alunos de cursos de Licenciatura e, é desenvolvido por Instituições de Educação Superior, em parceria com Escolas de Educação Básica da Rede Pública de Ensino.

Nosso grupo foi inserido no Colégio Estadual Guilherme Briggs aos poucos: pesquisamos sobre a escola para saber sobre localização, IDEB, número de estudantes. Nas primeiras visitas conhecemos a equipe da escola e tivemos noção do perfil dos alunos.
O Colégio está situado em Santa Rosa, Niterói, completando 100 anos de contribuição educacional à população. Funciona com ensino fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Possui ótima infraestrutura de trabalho e uma equipe de profissionais bem dedicados e comprometidos com a tarefa de educar. A Supervisora leciona há vinte anos no Estado e está lotada nesta instituição há 10 anos, atuando nos três segmentos. A equipe do PIBID trabalhará com ela nas turmas da EJA.
Essas turmas são significantemente heterogêneas no que diz respeito à faixa etária, nível de escolaridade e comprometimento com a conclusão do curso. É importante considerar que a EJA é voltada para quem, por vários motivos, teve sua oportunidade na educação regular subtraída, como a reprovação que leva o aluno a desistir da escola; escolas distantes; gravidez precoce; uso de drogas; pobreza extrema e violência infantil (BRASIL, 2000).
Aqui, nosso objetivo principal é apresentar nossa inserção inicial, através do PIBID-Educação Física, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). E, por ainda não ter uma discussão específica sobre essa Modalidade, em nossa matriz curricular, nesse primeiro semestre de inserção na escola, a maior indagação é tem sido entender o que é a EJA.

Acessar Arquivo