Resumo

Esta dissertação trata das representações produzidas e veiculadas pela mídia sobre o futebol. A partir do aporte teórico dos Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista, busco ,analisar a construção de uma representação de futebol moderno na Revista Placar, da Editora ,Abril, o mais importante periódico esportivo brasileiro. Para isso, concentro meu estudo nas ,edições publicadas entre abril de 1995 e março de 1999, período imediatamente posterior a ,uma profunda reforma editorial, na qual revista adotou o lema "Futebol, Sexo & Rock and ,Roll". O exame desse material me permite afirmar que, a representação de futebol moderno ,produzida pela revista naquele momento gira em torno de três eixos principais: 1) a gestão ,moderna: onde valores empresariais são incorporados e o futebol é administrado como um ,negócio que objetiva, direta ou indiretamente, ao lucro financeiro; 2) o torcedor moderno: ,entendido como um consumidor, distanciado no estádio de seus pares e da própria partida, e ,com sua relação com o clube dessacralizada; e, finalmente, 3) o jogador moderno: pensado e ,produzido cientificamente, e preocupado em vender bem sua imagem. Por fim, concluo ,refletindo sobre os pontos de contato e articulação entre estes três eixos.

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