Resumo

Introdução: A planificação constitui um processo de tomada de decisões
que, a partir da análise da situação e da selecção de estratégias e meios, visa
a racionalização das actividades do professor e dos alunos na situação de
ensino-aprendizagem, com vista à obtenção dos melhores resultados. Tendo
em atenção este objectivo, os pensamentos do professor relativos à
planificação têm constituído um domínio de investigação em Educação
Física. Objectivos: Analisar os níveis de planeamento (anual, unidade
didáctica e aula) mais utilizados por professores principiantes e experientes
e as orientações práticas que privilegiam dentro de cada nível, no 3º Ciclo
do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Metodologia: A amostra foi
constituída por 32 professores, 16 dos quais leccionavam no 3º Ciclo e 16
no Ensino Secundário. Em cada um destes graus 8 eram principiantes (2
ou menos anos de experiência) e 8 eram experientes (mais de 5 anos de
expe r i ênc i a ) . Os dados foram obt idos at rav é s da apl i c a ç ão de um
questionário, o qual possibilitou, por meio de uma análise de conteúdo, a
construção de 12 categorias relativas a orientações práticas. Os resultados
foram analisados por meio de uma estatística descritiva e aplicado o teste
do Qui-Quadrado. Discussão/Conclusões: O nível de planeamento que a
totalidade dos professores mais utilizou foi o plano anual (81%), seguido
dos planos de unidade didáctica e de aula, ambos com o mesmo valor
(78%), o que não confirma resultados de outros estudos. Contudo, o nível
que registrou valores mais elevados, por parte dos professores mais
ex p e r i e n t e s, fo i o p l a n o a nu a l ( 7 5%) , e n q u a n t o q u e n o c a s o d o s
p r i n c i p i a n t e s, fo i o p l a n o d e a u l a ( 1 0 0%) . E s t a c o n cl u s ã o n ã o é
surpreendente porquanto a investigação neste domínio confirma que o
planeamento se modifica com a experiência. Por outro lado, os professores
do 3º Ciclo privilegiaram o nível de planeamento anual (94%), enquanto
que os do Secundário deram preferência ao plano de unidade didáctica
(81%). No caso das orientações práticas os dados revelaram que os recursos
(32%), os conteúdos (20%) e as características dos alunos (8%), mereceram
particular atenção por parte dos professores quando planearam, o que foi
confirmado por algumas investigações anteriores e por outras não

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