Planejamento e Avaliação do Processo Ensino- Aprendizagem de Educação Física no Brasil

Por: Maria Glaucia Costa.

I Congresso internacional de Educação Física de Países de Língua Portuguesa

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Resumo

Análise dos problemas que estão relacionados ao planejamento e a avaliação do processo ensino-aprendizagem da Educação Física no Brasil. As açòes pedagógicas do professor, na realidade são determinadas dentre outros fatores, pela concepção de mundo, de homem e de educação que o mesmo possui. Desta forma podemos afirmar que tanto o planejamento quanto a avaliação são atos políticos pedagógicos que dependem fundamentalmente do tipo de homem e sociedade que se pretende formar. O ensino da Educação Física no Brasil tem sido norteado por um modelo baseado na pedagogia por objetos.Aavaliação vem sendoentendida como uma fase final de planejamento e náo como um processo continuo e intrínseco do projeto educativo. A maioria dos professores de Educação Física ainda confundem avaliação com mediçáo e restrigem todo o processo a avaliação de aprendizagem. O planejamento e avaliação como partes do projeto educativo devem ser repensados à luz de uma educação transformadora e devem ser elaborados em conjunto com todos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, se quisermos formar indivíduos críticos, autónomos e conscientes de seus direitos e deveres.

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