Planejamento e Organização da Competição Esportiva Pedagógica Para Crianças e Adolescentes: Um Exemplo no Basquetebol

Por: .

Caderno de Educação Física e Esporte - v.16 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A competição esportiva para crianças e adolescentes carece de adaptações pedagógicas que, acima do resultado, contribuam para formação esportiva e humana. Objetivo: sistematizar uma experiência relativa a uma competição pedagógica de basquetebol. Metodologia: sistematização de experiências discutida à luz de Siedentop (1987) e Freire (2011). Resultados: a competição adotou organização, regulamento e adaptações de regras que buscaram contribuir para geração de inclusão, competência e autonomia dos jogadores, em relação ao basquetebol, consoante o modelo/proposta dos autores citados. Conclusão: a avaliação positiva por parte dos participantes e a constatação de que apresenta proximidades com pressupostos de importantes autores da Pedagogia do Esporte tornam a competição sistematizada como uma boa experiência a ser compartilhada em busca de contribuir para a formação dos pares.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/17970

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.