Planejamento, Gestão e Marketing de Entidades de Administração do Esporte: Um Estudo de Caso da Confederação Brasileira de Basketball

Por: Hortência de Fátima Marcari.

27 páginas. 2012 00/00/0000

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Resumo

O modelo de organização do esporte brasileiro está centrado principalmente nas confederações, federações e clubes, que formam a base de entidades de administração e prática de cada modalidade. Por ser fundamental a boa gestão destas entidades para o desenvolvimento do esporte no país, centralizou-se a linha de pesquisa deste artigo na Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que vive um período de transição após uma década, a de 2000, mal sucedida em termos de administração, que fez com que o basquete no Brasil decaísse em resultados econômicos e esportivos. Para entender os processos implementados por uma nova gestão a partir de 2009 na CBB, realizou-se um estudo de caso comparativo com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) que, com um projeto longevo, de mais de 30 anos, conseguiu equilibrar resultados dentro das quadras com boa performance administrativa. Percebeu-se que o caminho para a CBB retomar a boa imagem do basquete no Brasil e voltar a figurar em bom nível competitivo em torneios internacionais passa necessariamente por uma nova plataforma de gestão, por uma estratégia equilibrada no campo do marketing para o aumento das receitas e, sobretudo, na melhoria do aspecto técnico em termos de treinamento e preparação para as competições. Pelo estudo comparado realizado neste artigo, concluiu-se que o planejamento estratégico da CBB está no caminho certo e que os resultados sustentáveis deverão ser alcançados até o final da década de 2010.

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