Planejamento, Gestão Participativa e Democratização da Cultura Corporal: Cultura de Massas ou Cultura Popular? Cidadania Cultural ou Uma Cultura da Cidadania?

Por: Jarnerson de Almeida.

X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Na sociedade capitalista, a distribuição desigual dos bens culturais e a racionatizaçao da cultura pela indústria capitalista. exclui a maioria da população, do acesso ao saber elaborado e destrói a cultura popular. Este fenómeno afeta a manifestações  da cultura corporal principalmente através da Esportivização do .Jogo (Castellani Filho) e da Espetacularização do Esporte (Peruzzollo 1992). Para democratizarmos a cultura através das políticas públicas, precisamos de urna cidadania cultural ou de uma cultura da cidadania ? Conforme o Programa de Governo da Frente Popular e Pernambuco 1994. "o processo de planejar e exercer a ação governamental pode constituir-se, num efetivo instrumento de mudança.- Objetiva-se com o presente projeto, çistematizar um conhecimento acerca da gestão participativa, a partir da análise das contradições do governos Arraes (1994-1998), e apresentar proposições com vistas à democratização da cultura corporal.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.