Editora MEC. Brasil 1967. 87 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

A iniciativa da Divisão de Educação Física do M . F. C. em publicar a presente obra visa preencher uma inadiável lacuna.

Com as entidades da organização desportiva nacional enfrentando difíceis problemas, é impraticável no momento estabelecer uma pesquisa in loco com nossos atletas, sobre as peculiaridades da altitude e dos fusos horários que serão encontrados nas Olimpíadas de 1968 e na Copa do Mundo de Futebol de 1971). a serem realizadas no México; tal tinha de ação foi apenas adotada por países de Desportos altamente subvencionados.

Desta forma, reunimos nossos esforços aos da Comissão Desportiva das Forças Armadas para apoiar o autor da presente obra em seus trabalhos experimentais e nas diversas pesquisas realizadas no Exterior.

O Capitão Lamartine Pereira da Costa é autoridade de reconhecimento internacional  em assuntos de treinamento físico c criador do método

ALTITUDE TRAINING , tendo assim crédito para um planejamento adequado às condições brasileiras.

A orientação assumida, em razão do volume e da complexidade dos dados acumulados, foi a de montar uma exposição objetiva, eliminando-se os informes divergentes ou menos recentes, de modo a dar o melhor acesso possível aos nossos atletas, treinadores, médicos e dirigentes.

Considerando nossa diretiva à frente da Divisão de apoiar decisivamente o desenvolvimento da Técnica da Educação Física e dos Desportos, esperamos com esse empreendimento cumprir mais uma etapa de nossos objetivos. .

Tenente-Coronel  Artur Orlando da Costa Ferreira

Diretor da Divisão de Educação Física do M. E. C.

Í N D I C E

Aclimatação 1
Deterioração da performance 16
Fusos horários 21
Treinamento 26
Câmara de baixa pressão 31
Diarréia  34
Clima 38
Umida dedo a r  43
Pressão parcial de oxigênio  45
Testes  47
Efeitos patológicos 49
Síndrome da mudança climática vertical  52
Alimentação 54
Stress 56
Altitude training 57
Massagem  63
Preparo psicológico  64
Modalidades  66
Conclusões 73
Summary 76
Resumé français 79
Referências de base 82

Arquivo