Planejamento e Monitoramento da Carga de Treinamento Durante o Período Competitivo no Basquetebol

Por: A. Couttsc, A. F. S. de Arruda, Alexandre Moreira, C. G. Freitas e .

Revista Andaluza de Medicina Del Deporte - v.6 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O estudo teve como objetivo examinar as correlações entre a dificuldade das partidas (dificuldade prevista no início da temporada [DP] e a dificuldade atualizada jogo-a-jogo [DA]) e a carga interna de treinamento acumulada no microciclo que precede uma partida (CIT-A) em 12 jogadores profissionais de basquetebol (25,3 ± 4,8; massa corporal 97,6 ± 14,9 kg; estatura 195,8 ± 10,2 cm) durante uma temporada competitiva. A CIT-A foi determinada através do método da PSE da sessão. As relações entre DP, DA e CIT-A foram analisadas através do coeficiente de correlação de Pearson. Foi detectada forte correlação (r = 0,86) entre a DA e a DP (p < 0,05), assim como entre a DP e CIT-A (r = –0,59) e DA e CIT-A (r = –0,65). O maior coeficiente de correlação entre DA e CIT-A sugere que a dificuldade prevista no início da temporada (DP) deve ser atualizada durante a temporada competitiva, podendo, assim, fornecer informações valiosas para o planejamento e monitoramento das cargas de treinamento nos microciclos que antecedem as partidas oficiais.

Endereço: http://www.elsevier.es/es-revista-revista-andaluza-medicina-del-deporte-284-articulo-planejamento-e-monitoramento-da-carga-90204086

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.