Planejar Não Ganha Título? Proposta de Modelo de Planejamento Estratégico Para Gestão de Clubes de Futebol Baseado nos Principais Pilares a Partir da Percepção dos Principais Atores do Universo do Futebol

Por: Gabriel Roberto Dellacasa Levrini e Guilherme Santos Barrionuevo de Oliveira.

Podium Sport, Leisure And Tourism Review - v.6 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Alcançar os objetivos dentro de uma empresa requer um planejamento sobre aquilo que se deseja atingir. Em um clube de futebol não é diferente. Os clubes de futebol brasileiros são instituições que, embora o volume financeiro circulante seja grande, geralmente são estruturas deficitárias e ineficientes. As dívidas dos principais 12 clubes brasileiros ultrapassaram R$ 5 bilhões em 2014, embora a audiência e as receitas tenham crescido muito acima do PIB. Este artigo tem como objetivo principal propor um modelo de planejamento estratégico para a gestão de clubes de futebol a partir da atual percepção dos principias atores (atletas, dirigentes, conselheiros, jornalistas, executivos etc.) do mundo do futebol e dos casos de sucesso como “benchmark” apresentados pela literatura. Buscou-se ainda como objetivos específicos identificar os principais pilares estratégicos para nortear esse propósito. O design da pesquisa teve duas fases: a primeira, qualitativa, em que se entrevistaram 4 executivos de futebol, e uma segunda fase, quantitativa, em que se aplicaram 203 questionários aos 06 diferentes grupos amostrais classificados por suas funções: atletas, sócios, executivos, conselheiros/dirigentes, comissão técnica e jornalistas. O survey não mostrou diferenças significativas entre os grupos em relação à importância do planejamento estratégico, com exceção do grupo conselheiros, que mostrou divergências nas respostas relativas à governança nos clubes. Os dados sugerem que a transição da estrutura organizacional tradicional para uma estrutura de clube-empresa ainda sofre barreiras impostas pela vaidade ou incapacidade de seus dirigentes e pela cultura imediatista por resultados.

Endereço: http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/169

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.