Editora CAPES. Brasil 2010. None páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

O Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020 dá continuidade aos cinco anteriores e introduz novas e importantes infl exões. Nele, o horizonte temporal é mais vasto do que o do Plano anterior (PNPG 2005-2010). Aquele que seria o IV Plano, devido a problemas de várias ordens, não chegou a ser implantado como Plano efetivo, mas suas diretrizes e instrumentos pautaram as ações da CAPES de 1996 a 2004.Paralelamente a este Plano, está sendo elaborado o novo Plano Nacional de Educação (PNE), em outras instâncias do MEC e de órgãos do governo, exigindo a coordenação de propostas e atividades. De fato, pela primeira vez, um plano nacional de educação contemplará as propostas de diretrizes e políticas do ensino de pós-graduação, isso porque o PNPG é parte integrante do PNE.

A metodologia adotada na consecução deste Plano conduziu à criação de três Comissões, com funções diferentes, porém com ações articuladas e complementares: uma Comissão Nacional, com funções deliberativas, constituída por autoridades e especialistas, provenientes de órgãos de governo, universidades e da sociedade; uma Comissão Coordenadora, com funções de consultoria e apoio acadêmico; uma Comissão Técnica, com funções de suporte operacional (ver anexo: Portaria 36, de 05 de fevereiro de 2010) e Portaria 165 de 20 de agosto de 2010. A exemplo do Plano anterior, com o intuito de ouvir diferentes segmentos da comunidade acadêmica e da própria sociedade, foram convidadas, para enviar sugestões, as sociedades científi cas, associações de pós-graduação, universidades e pró-reitorias, entre outros. Além disso, foram convidados a dar a sua contribuição, mediante estudos e sugestões, eminentes especialistas de diferentes áreas do conhecimento e do ensino. Esses estudos de especialistas estão disponíveis na Parte 2 do Plano Nacional de Pós Graduação 2011-2020.

A Parte 1 do Plano é composta por capítulos que cobrem diferentes aspectos da pós-graduação. Os capítulos foram construídos a partir de documentos referência, elaborados por membros das Comissões e das Diretorias da CAPES (capítulos 11, 12 e 13), além de outros convidados, e foram analisados e aprovados pela Comissão Nacional. Nessa oportunidade, registramos o agradecimento a todos os membros das três comissões, e, em especial, aos responsáveis pelos documentos referência: Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, Arlindo Philippi Jr, Carlos Alberto Aragão Carvalho Filho, Celso Pinto de Melo, Danilo Giroldo, Denise Neddermeyer, Emídio Cantídio de Oliveira Filho, Felizardo Penalva da Silva,

Fernando Silva, Francisco César de Sá Barreto, Glaura da Conceição Franco, Heliana Ribeiro de Mello, Hélio Leães Hey, Ivan Domingues, Jacob Palis Jr., José Fernandes de Lima, Márcio Gomes Soares, Maria Elisa Sousa e Silva, Maria Lúcia de Barros Camargo, Marilza Vieira Cunha Rudge, Mário Borges Neto, Ricardo Gattass, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, Ricardo Santiago Gomez, Ronaldo Antônio Neves Marques Barbosa, Ronaldo Mota, Sandoval Carneiro Junior, Sandro Renato Dias e Maria Tereza Serrano Barbosa.

Esperamos que esse documento sirva de referência aos vários setores da sociedade visando ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do nosso país.

Jorge de Almeida Guimarães e Francisco César de Sá Barreto
Brasília, 30 de Novembro de 2010

Acessar