Planos Estaduais de Educação: Desafios às Vinculações com Outros Instrumentos de Gestão Local da Educação
Por Donaldo Bello de Souza (Autor), Janaína Specht da Silva Menezes (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação - ANPED v. 22, n 71, 2017. Da página 1 a 23
Resumo
A aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) — Lei nº 13.005/2014 — associa-se à superação de desafios relacionados ao planejamento sistematizado da educação no Brasil. Elaborar e configurar os Planos Estaduais de Educação (PEEs) como tradutores e articuladores locais do PNE constituem-se reptos não superados pelo PNE 2001-2010, que agora ressurgem com o novo plano. Este artigo, visando contribuir para o enfrentamento de tais desafios, analisa as vinculações previstas por 11 PEEs em relação a outros instrumentos de gestão local da educação, como o Plano Municipal de Educação (PME), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), as Leis Orçamentárias (LOs) e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Entre outras conclusões, evidencia insuficiências prescritivas relativas à integração desses PEEs à gestão estadual da educação, assim como ao seu planejamento nacional e municipal, expressão da desarticulação para com aquela política pública, cuja avaliação coloca em dúvida sua efetividade em termos do planejamento educacional local.