Pode a Cafeína Produzir Efeitos Adicionais Ao Exercício Aeróbio Para Melhora do Desempenho Cognitivo e Motor em Jovens Treinados?

Por: Fabyana Ribeiro Ferreira Bernardes.

39 páginas. 2015 16/06/2015

Send to Kindle


Resumo

Introdução. A ingestão de cafeína em doses moderadas produz efeitos positivos sobre o estresse, humor, memória, e sobre o desempenho cognitivo. Entretanto, ainda é controverso se efeitos adicionais a tarefas cognitivas podem ser induzidas com doses de cafeína antes da prática de exercício aeróbio. Objetivo. Observar o efeito agudo da adiministração de cafeína adjuvante ao exercício aeróbio sobre a melhora do desempenho de memória e atenção e tempo de reação (TRS). Métodos. 20 homens destros, fisicamente ativos realizaram duas visitas com procedimentos randomizados. Na primeira visita foi realizado um teste cardiopulmonar de esforço. Na segunda visita, dois grupos, a) uso de cafeína (CAF) ou palcebo (PLA), ingeriram 500mg de cafeína ou placebo. Após 60 min, foram realizadosos testes cognitivos, TRS, e uma sessão de exercício aeróbico em esteira a 70% VO2Máx (30 min). Imediatamente após o exercício, os testes foram repetidos, e novamente após 30 minde repouso. Resultados. Os testes de memória melhoraram significativamente após o exercício (p = 0,001). A atenção não se modificou em conseqüência do tratamento ou exercício (p = 0,068). Por fim, com o teste psicomotor de TRS, ambos os grupos apresentaram ganhos significativos, no entanto, observou-se que o grupo CAF foi significativamente mais rápido no TRS, em comparação com o grupo PLA. Conclusão. A cafeína foi capaz de induzir melhoras sobre o TRS, assim como para a tarefa de memória, com efeitos inexpressivos sobre a atenção.

Endereço: http://www.universo.edu.br/portal/niteroi/mestrado/mestrado-em-ciencias-da-atividade-fisica/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.