Poderá o Resultado Momentâneo de Um Jogo de Futebol Condicionar os Padrões Ofensivos Utilizados Pelas Equipas?

Por: D. Barreira, J. Garganta e João Claudio Machado.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Averiguar a relação entre o resultado momentâneo do jogo e os padrões ofensivos de equipas de Futebol.

Metodologia e Resultados:
Foram analisados 912 padrões ofensivos concluídos com remate à baliza adversária, das equipas que atingiram os play-offs do Mundial 2010, para o que se recorreu a um desenho observacional do tipo sequencial, nomotético e multidimensional – estudo lag-log. O instrumento de observação, SoccerEye (Barreira et al, 2010), integra sete critérios, sendo quatro formatos de campo - Início da fase ofensiva; Desenvolvimento da Transição-Estado defesa/ataque; Desenvolvimento da posse de bola; Final da fase ofensiva - e três sistemas de categorias - Espacialização do terreno de jogo; Centro do Jogo; e Configuração Espacial de Interação. Observaram-se oito jogos, perfazendo um total de dezasseis observações. Para o registo dos dados utilizou-se o Software de registo SoccerEye v1.0. O recurso ao software de análise SDIS-GSEQ, v5.0.77, de Bakeman & Quera (1996) permitiu verificar que quando as equipas estão a vencer, os golos a favor tendem a ocorrer em situações de atacante contra guarda-redes (1x0) (z=6.73), sendo precedidos por passe curto positivo em desenvolvimento da posse de bola (z=4.73). Quando se encontram em situação de derrotadas, o final de ataque com golo revela maior probabilidade de ocorrência após cruzamento positivo (z= 6.61) ou após uma interrupção favorável por infração do adversário às leis do jogo (z=2.30).

Conclusão:
O resultado momentâneo do jogo parece induzir alterações no tipo e na eficácia de padrões ofensivos das equipas que atingiram a fase de play-off do Mundial de 2010.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.