Política Científica e Produção do Conhecimento na Educação Física/ciência do Esporte: a Conjuntura, as Contradições e as Possibilidades de Superação

Parte de Política Científica e Produção do Conhecimento em Educação Física . páginas 17 - 71

Resumo

Para compreender a história do Colégio Brasileiro de Ciências do
Esporte (CBCE) e a conjuntura em que assumimos a responsabilidade
de contribuir com sua direção política1 e daí retirarmos as lições para os enfrentamentos atuais, vamos recorrer a Hobsbawm (1998,
p. 43) e sua definição sobre história, para expressá-la com exatidão:

existe um único elemento observável e objetivo de mudança direcional nos assuntos humanos,independente de nossos desejos subjetivos ou contemporâneos e juízos de valores, isto é, a capacidade   persistente e crescente da espécie humana de controlar as forças da natureza por meio do trabalho manual e mental, da tecnologia e da organização da produção. Sua realidade é documentada pelo crescimento da população humana [...] da produção e da capacidade produtiva.